sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Desenho em perspectiva

   Leonardo da Vinci (1452 - 1519) foi um artista versátil que viveu a frente da sua época.  Por volta de 1500, dedicou-se aos estudos de perspectiva que possibilitava ao observador de suas telas perceber a profundidade no desenho através de um ponto mágico, " o ponto de fuga", para o qual todas as linhas se direcionam. Com essa técnica, é possível constatar o que está em primeiro, segundo e terceiro plano. Vamos a aula prática e vocês vão ver que tudo isso é muito simples.

   Materiais necessários:
   - 1 folha de papel tamanho A4
   - Canetinha ou lápis cor preta
   - Giz de cera ou lápis de cor

                                                                             1º passo


Observe que com a exceção da linha que formou o Sol, todas as outras partem das extremidades da folha em direção ao ponto de fuga, que está localizado na parte central da linha do horizonte.



2º passo



As casas e as árvores estão dispostas, lado a lado, em três tamanhos diferentes: a figura maior está em primeiro plano, a figura média em segundo e a pequena em terceiro. 


3º passo


Na pintura, o que está aparentemente mais próximo do observador, as cores são mais escuras e evidentemente, o que está mais longe, deve ser pintando com as cores mais claras.


Este é o desenho concluído:


Aqui foi representado uma paisagem natural, mas através dessa técnica, você pode criar qualquer desenho com profundidade lembrando que todas as linhas devem se convergir para o ponto de fuga. 


Até a próxima,

Professor Ed. 

3 comentários: