sábado, 29 de setembro de 2012

Van Gogh e a sua perspectiva


   A genialidade de Vincent Van Gogh (1853 – 1890) somente foi reconhecida após a sua morte. Em vida, o artista holandês, que passou fome e frio, viveu em barracos e conheceu a miséria, vendeu apenas uma pintura _ "O Vinhedo Vermelho". Maior expoente do pós-expressionismo ao lado de Paul Gauguin e Paul Cézanne, Vicent Willen Van Gogh, foi sempre sustentado pelo irmão Theodorus, com quem trocou mais de 750 correspondências, documentos fundamentais para um estudo mais aprofundado de sua arte. Na sua fase mais produtiva (1880/90). 

 O Quarto em Arles e A Casa Amarela
Publicado em 18 de setembro de 2011 por LuDiasBH
vg5     vg6
   Uma luz amarela de enxofre pálido, limão dourado pálido. Que belo é o amarelo! (Van Gogh)
O Quarto em Arles (1888) é uma das pinturas mais conhecidas de Vincent van Gogh. A primeira versão foi feita apenas duas semanas depois de o artista terminar a obra A Casa Amarela, que retrata o local onde ele morou em Arles, e onde pensava instalar a sua tão sonhada comunidade dos artistas. O quarto fazia parte da “casa amarela”, nome com o qual ele a nomeou, tamanha era a sua paixão pela cor amarela. O pintor holandês fez três versões da pintura referente a seu próprio quarto e, segundo ele, a obra tinha o objetivo de trazer uma sensação de repouso e descanso, conforme escreveu a seu querido irmão Theo.

Atividade:
Construir um desenho em perspectiva representando o interior de um quarto assim como fez o magnífico pintor Van Gogh.
Lembre-se que o ponto de fuga é a essência para a realização desta atividade.

                                                                     1º passo
MONTAGEM DO DESENHO


Aproximadamente no centro da folha ponha o ponto de fuga, em seguida trace quatro linhas partindo de cada canto da folha, dirigindo-se a ele. faça um retângulo de qualquer tamanho, conforme a ilustração, para representar o fundo do quarto. Para fazer as portas laterais, o quadro na parede e o piso, também é necessário que as linhas se dirijam das extremidades da folha para o ponto de fuga. Desta forma você conseguirá passar para o observador impressão de profundidade. 

2º passo
DETALHES DO DESENHO


3º passo
DECORAÇÃO E PINTURA


A decoração com móveis, jarros, cadeiras, mesas, etc., fica por sua conta. Agora é só colorir de acordo com a sua preferência. Boa sorte!

Desenho concluído


Um abraço, 

Professor Ed.



Nenhum comentário:

Postar um comentário